Editorial

Resumo

Editorial

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biografias Autor

Mário Filipe, Universidade Aberta

Atualmente, Professor Auxiliar na Universidade Aberta. Foi vice-coordenador científico do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) até 2019, Investigador em Política de língua e Planeamento Linguístico, desenvolve atividade de docente e de investigador nesta área. Foi docente de PLE em Macau (1988-1993). Desde 1996 em Portugal, tem participado em projetos Europeus apoiados pela Comissão Europeia de que a Universidade Aberta tem sido parceiro ou promotor, no âmbito das línguas e culturas de negócios para o apoio à exportação nas pequenas e médias empresas e da difusão, de promoção do multilinguismo na Europa em representação do Camões, IP, atualmente coordena a equipa do CEMRI no Projeto ERASMUS+ Peacemakers.
Vice-Presidente do Instituto Camões, IP (2010-2012) até à sua extinção e criação do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP onde foi Adjunto da Direção para a área da língua portuguesa, de 2012-2015; Vogal da Direção do Instituto Português do Oriente (IPOR), na Região Administrativa Especial de Macau (R.A.E.M. - R. P. China), nomeado pelo MNE - Instituto Camões (1999-2002); Chefe de Divisão na Direção de Serviços de Ação Cultural Externa do Instituto Camões (1998-1999), onde esteve ligado à promoção, edição de autores portugueses em línguas estrangeiras;

Interesse profissional e de investigação ligado, nos últimos 15 anos, à Política de Língua e ao seu Planeamento.

Maria do Céu Marques, Universidade Aberta

Professora Auxiliar de nomeação definitiva da Universidade Aberta, pertenceu ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) desde 1995 até 2009, tendo leccionado as disciplinas de licenciatura "Literatura Inglesa II " e "Literatura Norte-Americana ", anuais, em sistema de ensino a distância. Foi responsável pelo seminário de "A Magia dos Desenhos Animados no Desenvolvimento da Criança”, no Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância.
Leccionou os seminários de “Literatura e Cinema” no Mestrado em Estudos Ingleses e Mestrado em Estudos Americanos, “História de Inglaterra” no Mestrado em Estudos Ingleses, “História da América” no Mestrado em Estudos Americanos e “Metodologia da Investigação em Estudos da Tradução” na Pós-Graduação em Estudos da Tradução.
Desde 2009, faz parte do Departamento de Humanidades (DH) onde é responsável pelas unidades curriculares de 1º ciclo "Literatura Inglesa III ", "Literatura Americana II ", "Literatura Americana III " e "História do Cinema Europeu " e de 2º "Literatura e Cinema " no Mestrado de Arte e Educação. É coordenadora do Curso de Estudos Europeus e integra o Projecto Tuning Educational Structures in Europe - Universities " Contribution to the Bologna Process, na área de Estudos Europeus, apoiado pela Comissão Europeia desde Janeiro de 2003.
Tem orientado teses de doutoramento e dissertações de Mestrado na área de Estudos Ingleses, Americanos e relações Interculturais

Pertence às seguintes associações científicas: APEAA (Associação de Estudos Anglo-Americanos) integrou a Direcção desde Abril de 2007 a Fevereiro de 2009, ialjs (International Association for Literary Journalism Studies). É investigadora do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais) no Laboratório de Antropologia Visual e colaboradora no CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies - Universidade do Porto)

Publicado
2020-04-28
Secção
Artigos