Nacionalismos de hoje, Ideias de ontem e Direitos Linguísticos

Palavras-chave: Europa; direitos linguísticos; nacionalismo; identidade; diversidade

Resumo

A Europa constitui historicamente um espaço de uma grande diversidade de muitos povos e Nações. A emergência de nacionalismos fundados na identidade dos povos que maioritariamente habitam o espaço geográfico dos Estados que historicamente se foram constituindo, não é um fenómeno recente. Discursos identitários, nacionalistas, que invocam a premência da defesa das maiorias ameaçadas, são roupagens novas para discursos antigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Mário Filipe, Universidade Aberta

Atualmente, Professor Auxiliar na Universidade Aberta. Foi vice-coordenador científico do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) até 2019, Investigador em Política de língua e Planeamento Linguístico, desenvolve atividade de docente e de investigador nesta área. Foi docente de PLE em Macau (1988-1993). Desde 1996 em Portugal, tem participado em projetos Europeus apoiados pela Comissão Europeia de que a Universidade Aberta tem sido parceiro ou promotor, no âmbito das línguas e culturas de negócios para o apoio à exportação nas pequenas e médias empresas e da difusão, de promoção do multilinguismo na Europa em representação do Camões, IP, atualmente coordena a equipa do CEMRI no Projeto ERASMUS+ Peacemakers.
Vice-Presidente do Instituto Camões, IP (2010-2012) até à sua extinção e criação do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP onde foi Adjunto da Direção para a área da língua portuguesa, de 2012-2015; Vogal da Direção do Instituto Português do Oriente (IPOR), na Região Administrativa Especial de Macau (R.A.E.M. - R. P. China), nomeado pelo MNE - Instituto Camões (1999-2002); Chefe de Divisão na Direção de Serviços de Ação Cultural Externa do Instituto Camões (1998-1999), onde esteve ligado à promoção, edição de autores portugueses em línguas estrangeiras;

Interesse profissional e de investigação ligado, nos últimos 15 anos, à Política de Língua e ao seu Planeamento.

Publicado
2020-04-29
Secção
Artigos