Vol. I, nº 1 - Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional

2018-06-18

 Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"

 Fruto do impacto da globalização económica e da emergência das tecnologias digitais associadas ao uso da internet, a educação tem vindo a atravessar um momento de mudança significativa das suas conceções e práticas. Na feliz expressão de Alan Tait, a paisagem está a mudar e muito. Um dos principais fenómenos propulsores dessa transição tem sido o impacto dos cursos online abertos massivos - ou escaláveis (Massive Open Online Courses - MOOCs), na sua designação em língua inglesa). Segundo os dados da Class Central, mais de 800 universidades oferecem presentemente pelo menos um MOOC. Esta importante tendência emergente na educação online, nascida em 2008 da evolução do movimento dos recursos educacionais abertos (Open Educational Resources -OER) para as práticas educativas, coloca à comunidade científica e académica novos e complexos desafios, como a integração articulada das noções de abertura, flexibilidade, escalabilidade e personalização, nos vários domínios da investigação em educação. Tratem-se estes das políticas públicas ou da avaliação da qualidade, das práticas de ensino e aprendizagem ou das culturas e organização institucionais. De igual modo, os MOOC vêm também abrir À investigação novos horizontes e territórios teóricos, por via da aproximação e integração dos modos formais e não formais da educação, a criação de novas formas de certificação das aprendizagens, e ainda da própria discussão sobre a natureza do sucesso educativo.

No presente número da RE@D, que inaugura esta nova plataforma de disseminação da investigação em educação produzida em língua portuguesa, apresenta-se um conjunto de trabalhos diversificados sobre esta problemática. São analisados temas chave neste domínio, como o learning design, a acessibilidade, o apoio e a personalização da aprendizagem, a análise, a avaliação, a gamificação e badges, as licenças abertas, a certificação das aprendizagens e acreditação da qualidade dos cursos. Os textos resultaram de comunicações apresentadas no quadro do MOOC-Maker Global Symposium - MOOC Lx 18, que teve lugar em Lisboa, a 17 de abril de 2018. O evento, organizado em parceria pelo consórcio MOOC-Maker e a Universidade Aberta (UAb), com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, contou com a participação de mais de uma centena de investigadores, tecnólogos, líderes institucionais e decisores políticos.

Editor Temático: António Teixeira