Desenho instrucional gamificado no ensino superior online: a perceção e experiência dos estudantes

  • Cláudia Gomes LE@D/Universidade Aberta
  • Alda Pereira LE@D/Universidade Aberta
  • Ana Nobre LE@D/Universidade Aberta
Palavras-chave: gamificação; educação a distância; ensino superior; desenho curricular gamificado

Resumo

O artigo aqui apresentado foca-se numa investigação realizada no contexto do ensino superior online, no decurso do qual se delinearam, aplicaram e avaliaram dois desenhos instrucionais gamificados. Do ponto de vista metodológico, foi usada a metodologia de Design-Based Research, integrando duas fases, com estudantes quase em final de licenciatura a que se seguiu uma segunda fase com estudantes no início do seu percurso académico. Em qualquer dos casos foi usado um desenho curricular integrando 9 elementos de jogo, embora a mecânica do sistema tenha sofrido alterações, em função dos destinatários e do contexto disciplinar. A recolha de dados foi feita com base na observação participante, em questionários aos estudantes e em entrevistas, que, realizadas posteriormente, procuraram clarificar aspetos advindos da observação ou das respostas aos questionários.  Os dados apontam para uma perceção positiva por parte dos estudantes, sobre os desenhos curriculares gamificados que foram implementados, indiciando alguns princípios a ter em conta no desenho instrucional gamificado para o ensino superior online.  

Publicado
2019-04-09
Secção
Outros Temas