Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade

Um mapeamento dos documentos indexados no RCAAP em recursos portugueses, com acesso aberto e em Português.

  • João Paulo Pinto LEAD – Laboratório de Educação a Distância e Elearning. Universidade Aberta.
  • Teresa Cardoso LEAD – Laboratório de Educação a Distância e Elearning. Universidade Aberta.
  • Filomena Pestana LE@D/Universidade Aberta
Palavras-chave: Competências Digitais; Qualificação; Empregabilidade; RCAAP; MAECC

Resumo

Este estudo exploratório, apresentado sobe a forma de mapeamento, tem como objetivo analisar as investigações produzidas em Portugal sobre Competências digitais, Qualificação e Empregabilidade. Para tal, aplicamos o descritor “Competências digitais” conjugado com “Qualificação” e “Empregabilidade”, ao Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, obtendo-se um corpus de análise, o qual foi analisado num processo analítico-metedologico inspirado no Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico ©.

No enquadramento teórico constata-se que, no contexto da atual sociedade, em que as novas tecnologias colocam novos desafios aos indivíduos, as organizações governamentais têm vindo a definir estratégias políticas, no sentido de melhorar as competências digitais dos seus cidadãos, estabelecendo uma relação direta com a sua qualificação e empregabilidade.

Com este trabalho pretendemos contribuir para a sistematização do conhecimento sobre as áreas das Competências digitais, Qualificação e Empregabilidade. Em última instância, esperamos contribuir para que mais, melhores e futuras iniciativas de aquisição e desenvolvimento de competências digitais possam ser bem (in)formadas. Dito de outro modo, possa contribuir para que a evolução digital seja já uma realidade no presente de toda a sociedade.

Publicado
2019-04-09
Secção
Dossier Temático