A Literacia Digital e as Competências Digitais para a Infoinclusão dos mais Idosos

Por uma inclusão digital e social dos mais idosos

  • Henrique Manuel Pires Teixeira Gil Age.Comm - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Palavras-chave: Competência digital; Idosos; Info-exlusão; Info-inclusão; Literacia digital.

Resumo

Pretende-se com este artigo fazer um levantamento, como enquadramento introdutório, na atual sociedade digital, das principais iniciativas internacionais – União Europeia – e iniciativas nacionais relativamente ao processo que levou à apresentação de propostas associadas à literacia digital e às competências digitais como forma de promover a competitividade de cada país. Seguidamente, passou-se para uma análise crítica e reflexiva acerca do conceito ou dos conceitos subjacentes ao que é entendido como literacia digital e competências digitais através do confronto de perspetivas de diversos autores. Na sequência desta discussão, faz-se uma abordagem à problemática que advém de se ser info-incluído e info-excluído, com um particular foco nos adultos mais idosos, dado que estes representam os cidadãos com as menores taxas de acesso e de utilização das tecnologias digitais. A constatação da designada digital divide acarreta consigo uma potencial exclusão social com todas as consequências inerentes. Contudo, é discutido ainda o facto de podermos estar perante uma nova digital divide que pode ser intergeracional ou intrageracional porque emerge a noção clara de que a literacia digital e as competências digitais associadas só estão presentes se houver uma atitude crítica e reflexiva na utilização e mobilização das tecnologias digitais em detrimento de aspetos mais funcionais ou instrumentais.

Publicado
2019-04-09
Secção
Dossier Temático