A Quality Framework for Open and Distance Higher Education

  • Magda Ferreira da Fonte LE@D
  • António Teixeira
Palavras-chave: Educação Aberta e a Distância, Garantia da Qualidade, Ensino Superior, Educação Formal, Educação Não-formal.

Resumo

Face à ausência de um enquadramento regulamentar e normativo em Portugal, no contexto da Educação Aberta e a Distância (EAD) no Ensino Superior (ES), e atendendo à ênfase que as diretrizes internacionais têm colocado neste domínio, considerou-se importante a criação de um referencial de qualidade que suporte as Instituições de Ensino Superior (IES) e todos os envolvidos na criação e monitorização de cursos abertos e a distância no ES. Neste sentido, o presente artigo descreve o processo de criação de um referencial de qualidade para a EAD, realizado no âmbito do doutoramento em Educação na Universidade Aberta. São descritos o processo de identificação e análise de 40 modelos internacionais de qualidade na área da EAD, que conduziu à versão preliminar do referencial; e o estudo Delphi que foi realizado com um painel de especialistas em EAD, por forma a validar a versão preliminar do referencial. São apresentados os resultados da primeira Ronda do Estudo Delphi e delineadas algumas considerações para os próximos passos da investigação.

Publicado
2018-12-13
Secção
Dossier Temático