The adoption of cloud-based tools in MOOC settings - advantages and challenges

  • Amal Shehadeh IST, Graz University of Technology
  • Héctor Amado GES, Galileo University
  • Miguel Morales GES, Galileo University
  • Rocael Hernández Hernández GES, Galileo University
  • Christian Guetl Graz University of Technology
Palavras-chave: serviços baseados na nuvem, aprendizagem online massiva, composição de serviços, orquestração de serviços, compatibilidade

Resumo

Os MOOCs tornaram-se uma forma amplamente utilizada de educação online que permite levar a cabo uma oferta de educação aberta. As ferramentas baseadas na nuvem, que são amplamente utilizadas para fins comerciais e particulares, também podem enriquecer as experiências de aprendizagem e promover o envolvimento dos estudantes.  Neste artigo perseguimos o ideal original dos c-MOOCs e exploramos as vantagens e os problemas - tanto ao nível do ensino como no que diz respeito às  dimensões tecnológicas - da utilização de ferramentas baseadas na nuvem num ambiente MOOC. Com esta finalidade, realizámos pesquisas (como parte do projeto MOOC Maker) combinando revisão de literatura e aplicação de questionários entre os parceiros do projeto.  Os nossos resultados revelam vantagens, como ampliar a variedade de atividades de aprendizagem e a terceirização de serviços. As desvantagens incluem questões de segurança e privacidade, além do esforço envolvido na administração de várias ferramentas externas.

Publicado
2018-12-12
Secção
Dossier Temático