Aprimoramento da Própria Prática Pedagógica com Tecnologias Digitais com Crianças do Ensino Fundamental: Do Moodle ao Pensamento Computacional

  • Márcia Regina Kaminski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estudo de Caso; Investigação da Própria Prática.

Resumo

A complexidade dos processos de ensino e aprendizagem exige um constante repensar das práticas pedagógicas, em um contínuo de avaliação e redimensionamento, já que esses processos sofrem diferentes influências, como das constantes e dinâmicas modificações socioculturais. É fundamental que o docente seja também investigador crítico da sua própria prática, considerando as mudanças históricas e culturais da sociedade. Este artigo apresenta um estudo de caso holístico, descritivo e interpretativo realizado entre os anos de 2017 e 2018 acerca das práticas pedagógicas com as tecnologias digitais Moodle, jogos diversos e Pensamento Computacional por meio do Scratch, desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Cascavel/Paraná no Brasil. A investigação foi conduzida pela própria docente, com a finalidade de avaliar suas práticas visando o seu aprimoramento. Os resultados apontaram aspectos positivos do trabalho até então desenvolvido, e elementos que poderiam ser lapidados, alguns dos quais aperfeiçoados no decorrer do estudo, trazendo contribuições importantes para o desenvolvimento dos estudantes.

Publicado
2020-01-08
Secção
Estudos empíricos / investigações e práticas