A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura

Palavras-chave: Curadoria de conteúdo digital; Pesquisa-formação; Cibercultura

Resumo

A temática deste texto aborda as possibilidades pedagógicas da utilização da curadoria de conteúdos digitais na pesquisa-formação na cibercultura, enquanto dispositivo metodológico. Parte do pressuposto de que a curadoria de conteúdo digital se mostra um potente dispositivo de pesquisa na cibercultura, tornando os pesquisadores preparados para uma construção colaborativa e coletiva de práticas. Tem como objetivo sugerir um dispositivo multirreferencial plural e heterogêneo para uso na pesquisa-formação na cibercultura. Optou-se por realizar uma revisão crítica de modelos de curadoria de conteúdo, para ser possível propor um modelo específico a ser utilizado na pesquisa-formação na cibercultura. Como resultado, percebe-se o potencial de ensino/aprendizagem da curadoria de conteúdo digital, ao propiciar uma aprendizagem significativa, ativa, colaborativa e de certa forma plural.

Publicado
2020-05-25