RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning https://journals.uab.pt/index.php/lead_read <p>A Revista RE@D - Revista de&nbsp; Educação a Distância e Elearning é uma revista online, de acesso aberto, editada pelo Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), sediado na Universidade Aberta. Tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias, pensamento e investigação em torno de domínios considerados vitais para o desenvolvimento da Educação a Distancia, da Educação Aberta e do Elearning.&nbsp;&nbsp;</p> pt-PT read.lead@uab.pt (Editores RE@D) read.lead@uab.pt (Editores) Sex, 14 Dez 2018 01:09:32 +0000 OJS 3.1.0.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/156 <p>apresentação</p> Editores RE@D (Autor) ##submission.copyrightStatement## https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/156 Sex, 14 Dez 2018 00:00:00 +0000 Uma década de MOOC (2008/18). As universidades em transição https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/155 <p>Editorial</p> António Teixeira (Autor) ##submission.copyrightStatement## https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/155 Sex, 14 Dez 2018 00:00:00 +0000 A Quality Framework for Open and Distance Higher Education https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/143 <p>Face à ausência de um enquadramento regulamentar e normativo em Portugal, no contexto da Educação Aberta e a Distância (EAD) no Ensino Superior (ES), e atendendo à ênfase que as diretrizes internacionais têm colocado neste domínio, considerou-se importante a criação de um referencial de qualidade que suporte as Instituições de Ensino Superior (IES) e todos os envolvidos na criação e monitorização de cursos abertos e a distância no ES. Neste sentido, o presente artigo descreve o processo de criação de um referencial de qualidade para a EAD, realizado no âmbito do doutoramento em Educação na Universidade Aberta. São descritos o processo de identificação e análise de 40 modelos internacionais de qualidade na área da EAD, que conduziu à versão preliminar do referencial; e o estudo Delphi que foi realizado com um painel de especialistas em EAD, por forma a validar a versão preliminar do referencial. São apresentados os resultados da primeira Ronda do Estudo Delphi e delineadas algumas considerações para os próximos passos da investigação.</p> Magda Ferreira da Fonte, António Teixeira (Autor) ##submission.copyrightStatement## https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/143 Qui, 13 Dez 2018 00:00:00 +0000 The adoption of cloud-based tools in MOOC settings - advantages and challenges https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/153 <p>Os MOOCs tornaram-se uma forma amplamente utilizada de educação online que permite levar a cabo uma oferta de educação aberta. As ferramentas baseadas na nuvem, que são amplamente utilizadas para fins comerciais e particulares, também podem enriquecer as experiências de aprendizagem e promover o envolvimento dos estudantes.&nbsp; Neste artigo perseguimos o ideal original dos c-MOOCs e exploramos as vantagens e os problemas - tanto ao nível do ensino como no que diz respeito às &nbsp;dimensões tecnológicas - da utilização de ferramentas baseadas na nuvem num ambiente MOOC. Com esta finalidade, realizámos pesquisas (como parte do projeto MOOC Maker) combinando revisão de literatura e aplicação de questionários entre os parceiros do projeto.&nbsp; Os nossos resultados revelam vantagens, como ampliar a variedade de atividades de aprendizagem e a&nbsp;terceirização&nbsp;de serviços. As desvantagens incluem questões de segurança e privacidade, além do esforço envolvido na administração de várias ferramentas externas.</p> Amal Shehadeh, Héctor Amado, Miguel Morales, Rocael Hernández Hernández, Christian Guetl (Autor) ##submission.copyrightStatement## https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/153 Qua, 12 Dez 2018 00:00:00 +0000 El papel del profesor y la tutoría en MOOC: experiencia de universidad panamericana https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/145 <h1>Los MOOC han transformado los procesos de enseñanza-aprendizaje en educación desde su irrupción en 2012 (Conole, 2013), lo que a su vez, ha significado un cambio en la figura del profesor y el proceso de tutoría. En este artículo, se aborda el papel que debe desempeñar el profesor a partir de las reflexiones y la experiencia de Universidad Panamericana con su primer MOOC “Cómo Estructurar y Redactar un Informe Académico”; asimismo, se plantean las técnicas utilizadas como mejores prácticas para la tutoría y retención de estudiantes, tomando en cuenta casos de éxito como: el seguimiento y la atención que se proporcionó a un grupo de participantes que pertenecen a la Policía Nacional Civil de Guatemala (PNC).</h1> Alejandra del Carmen Meléndez Mansilla, Mariela Román, Rossana Pinillos (Autor) ##submission.copyrightStatement## https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/145 Qui, 13 Dez 2018 00:00:00 +0000 Massive Open Online Courses (MOOC) to improve teachers’ professional development https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/146 <p>Embora a integração das TIC na educação esteja atualmente na agenda das instituições educativas, parece ser difícil o entendimento sobre o progresso tecnológico e a sociedade em rede, exclusivamente com base nas teorias de aprendizagem existentes. Como uma espécie de resposta a essa necessidade, surgiu a noção de conectivismo. O conectivismo lida com o conhecimento como algo distribuído numa rede de conexões. Considerando os Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) como a expressão mais generalizada do conectivismo, nesta pesquisa procura-se estudar o MOOC como uma forma de compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores num ambiente conectivista. Para a concretização desta pesquisa adotou-se como referencial teórico o modelo TPACK (Technological Pedagogical and Content Knowledge) para verificar detalhadamente o processo de desenvolvimento profissional de professores no contexto de MOOC. Através de um estudo aprofundado deste processo, pretendeu-se identificar as inovações a serem introduzidas no funcionamento dos MOOC com vista a melhorar o desenvolvimento profissional dos professores. Os resultados desta pesquisa revelam que o processo de desenvolvimento profissional de professores através de MOOC é bastante complexo e envolve uma variedade de dimensões que determinam a sua concretização.</p> Bruno Gonçalves, António Osório (Autor) ##submission.copyrightStatement## https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/146 Qui, 13 Dez 2018 00:00:00 +0000 A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior. O caso da Universidade NOVA de Lisboa https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/154 <p>&nbsp;Este artigo tem como objetivo descrever pressupostos sobre os cursos massivos abertos em linha – MOOCs. As instituições de ensino ou de formação, quer públicas ou privadas, ao implementarem estratégias de desenvolvimento de modelos de cursos recorrendo aos sistemas de informação e comunicação digitais devem possuir conhecimentos e competências sobre esses novos modelos. Desde que em 2011 P. Norvig e S. Thrun lançaram um MOOC sobre inteligência artificial e obtiveram, à escala global, um total de 160.000 alunos inscritos, toda a comunidade, principalmente a educativa, aderiu. A ritmos diferentes disponibilizaram pelo menos um MOOC, de acordo com a política universitária ou então através da criatividade, inovação, competências na organização de saberes digitais dos seus docentes. Nesta perspetiva, os cursos bem conceptualizados e desenvolvidos deram visibilidade e prestígio às instituições, tornando-se numa força de marketing ao captaram alunos oriundos das diversas partes do globo.</p> <p>Se este primeiro plano assenta numa perspetiva pedagógico-didática de comunicação digital, o segundo plano, diz respeito às questões que se prendem com os conceitos de: grandes bases de dados reunidas com as respostas dos docentes - bigdata-, pilotada por algoritmos de inteligência artificial que caracterizam os modos como as pessoas aprendem (<em>machine learning</em>; <em>deep learning</em>). O foco desta reflexão assenta nestas duas perspetivas, principalmente no sentido de em conjunto tentar clarificar os objetivos de cada uma das partes: conjunto massivo pedagógico-didático e conjunto massivo de dados. Assim, também se apresentam três experiências realizadas na Universidade NOVA de Lisboa.</p> Irene Tomé (Autor) ##submission.copyrightStatement## https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/154 Qui, 13 Dez 2018 00:00:00 +0000 A Wikipédia no Ensino Superior Online: que perceções? https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/104 <p>À Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente o estudo assume um paradigma quantitativo. Os dados foram recolhidos por um inquérito por questionário que foi disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. A análise dos resultados permite-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a perceção positiva.</p> Filomena Pestana, Teresa Cardoso (Autor) ##submission.copyrightStatement## https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/104 Qui, 13 Dez 2018 00:00:00 +0000 Investigação sobre a Interação Educacional em Contextos Online: o Teorema da Equivalência da Interação https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/141 <p class="CorpodeTexto" style="margin-top: 6.0pt; text-align: justify; line-height: normal;"><span lang="PT">Neste artigo analisamos parte de um estudo realizado em torno do Teorema da Equivalência da Interação (TEI), procurando assim contribuir para a investigação sobre esta temática. O estudo em causa ocorreu num contexto universitário online e teve como participantes 207 estudantes de uma unidade curricular. Utilizando uma metodologia mista de investigação, aplicou-se um questionário que visava posicionar os estudantes face ao tipo de interação mais valorizada dentro daquela unidade curricular, sendo que, posteriormente, se complementou essa análise através da análise de conteúdo às respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes têm preferências semelhantes às já analisadas noutros estudos, embora se tenha verificado que na preferência pela interação estudante-professor há motivações que provavelmente estão associadas à importância cultural que é dada ao professor na sociedade. Verificamos assim que há um conjunto de avanços significativos já feitos em torno do TEI, apesar de ainda haver desafios que necessitam de respostas para refinar as suas teses.</span></p> Pedro Barbosa Cabral, António Quintas-Mendes (Autor) ##submission.copyrightStatement## https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/141 Qui, 13 Dez 2018 00:00:00 +0000