A Wikipédia no Ensino Superior Online: que perceções?

  • Filomena Pestana LE@D, Universidade Aberta
  • Teresa Cardoso LE@D/Universidade Aberta
Palavras-chave: Wikipédia; Recurso Educacional Aberto; Programa Wikipédia na Universidade; Ensino Superior Online; Portugal

Resumo

À Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente o estudo assume um paradigma quantitativo. Os dados foram recolhidos por um inquérito por questionário que foi disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. A análise dos resultados permite-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a perceção positiva.

Publicado
2018-12-13
Secção
Outros Temas