Massive Open Online Courses (MOOC) to improve teachers’ professional development

  • Bruno Gonçalves Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
  • António Osório Universidade do Minho

Resumo

Embora a integração das TIC na educação esteja atualmente na agenda das instituições educativas, parece ser difícil o entendimento sobre o progresso tecnológico e a sociedade em rede, exclusivamente com base nas teorias de aprendizagem existentes. Como uma espécie de resposta a essa necessidade, surgiu a noção de conectivismo. O conectivismo lida com o conhecimento como algo distribuído numa rede de conexões. Considerando os Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) como a expressão mais generalizada do conectivismo, nesta pesquisa procura-se estudar o MOOC como uma forma de compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores num ambiente conectivista. Para a concretização desta pesquisa adotou-se como referencial teórico o modelo TPACK (Technological Pedagogical and Content Knowledge) para verificar detalhadamente o processo de desenvolvimento profissional de professores no contexto de MOOC. Através de um estudo aprofundado deste processo, pretendeu-se identificar as inovações a serem introduzidas no funcionamento dos MOOC com vista a melhorar o desenvolvimento profissional dos professores. Os resultados desta pesquisa revelam que o processo de desenvolvimento profissional de professores através de MOOC é bastante complexo e envolve uma variedade de dimensões que determinam a sua concretização.

Publicado
2018-12-13
Secção
Dossier Temático