Das Competências de uso das Tecnologias Digitais ao Exercício pleno da Cidadania Digital

os casos do Alentejo e do País Basco

  • Luisa Aires LE@D/Universidade Aberta
  • Ricardo Palmeiro Universidad de Deusto
  • Visitación Pereda Universidad de Deusto
Palavras-chave: Cidadania digital, literacia digital, competências digitais, programas de inclusão digital, vivências mediadas pelas TIC/, Digital citizenship, digital literacy, digital skills, ICT-mediated experiences, digital inclusion programmes.

Resumo

A participação informada nos processos de decisão coletiva exige melhores níveis educacionais, um leque mais amplo de competências digitais e, naturalmente, o acesso às tecnologias.

Na sociedade global digital, este processo faz parte do exercício de uma cidadania informada. A cidadania digital pressupõe a participação mediada pelo acesso e, sobretudo, pelo uso crítico das tecnologias digitais, nos processos de decisão social. Em estreita ligação com a cidadania digital encontra-se a literacia digital. Entendida numa perspetiva mais ampla do que a literacia tecnológica, supõe o desenvolvimento de competências fundamentais que contrariam a exclusão social e, por consequência, representam um valioso mecanismo para o seu combate, especialmente em grupos sociais em risco.

As competências digitais fazem parte das competências essenciais da educação ao longo da vida, estando diretamente relacionadas com os conceitos de cidadania digital e participação democrática. Neste sentido, é importante conhecer os níveis de literacia digital em diferentes grupos sociais para, depois, dar resposta às suas necessidades, através de programas e outras iniciativas de formação.

No presente artigo, começamos por analisar os conceitos de cidadania digital, literacia digital e competências digitais para o séc. XXI, bem como as relações entre estes conceitos. Posteriormente, são apresentados dados parciais de uma investigação em curso sobre o impacto de dois programas de formação Posteriormente, são apresentados dados parciais de uma investigação em curso sobre o impacto de dois programas de formação para a aprendizagem de competências digitais, como via de empoderamento, no Alentejo e nos País Basco.

Publicado
2019-04-09
Secção
Dossier Temático