Política Editorial
Ciências da Computação é uma revista científica da Universidade Aberta, com âmbito multidisciplinar, intervindo em áreas como: (i) Arquitetura e Redes de Computadores, (ii) Engenharia de Software, (iii) Sistemas de Informação, (iv) Inteligência Artificial e Interação. A política editorial é publicar artigos originais e de elevada qualidade, garantindo aos autores uma rápida resposta relativamente aos trabalhos submetidos. Pretende-se ver publicados trabalhos de alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Superior, bem como de Investigadores. Está prevista a publicação de um número por ano.
Processo de Revisão por Pares
Os artigos submetidos serão avaliados, pelo menos, por dois revisores externos, de forma anónima ('single-blind reviewing'), selecionados por especialidade em relação ao conteúdo dos trabalhos em apreciação. Em caso de pareceres divergentes, um terceiro avaliador será convidado a emitir um parecer adicional, permitindo uma decisão editorial mais equilibrada. Os revisores por pares são obrigados a considerar a Declaração de disponibilidade de dados do manuscrito, e a verificar os dados que suportam os resultados. Os revisores devem considerar se os autores cumpriram a política da revista sobre a disponibilidade de dados de investigação, e se foram feitos esforços razoáveis para disponibilizar os dados que apoiam os resultados do estudo para replicação ou reutilização por outros investigadores.
Política de Acesso Livre
Assumindo como objetivo maior ampliar a visibilidade, a circulação e a difusão do conhecimento de forma responsável e sustentável, a política editorial da UAb estabelece um equilíbrio entre o desenvolvimento da atividade de uma editora comercial e os valores relativos à promoção do acesso aberto ao conhecimento.
Os autores são titulares dos direitos de autor. No momento de submissão dos manuscritos devem escolher qual das seguintes licenças Creative Commons pretendem associar aos seus trabalhos: Atribuição (CC-BY) ou Atribuição-NãoComercial (CC-BY-NC). Isto permitirá aos utilizadores ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou fazer vincular artigos na íntegra, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Isto está de acordo com a definição de acesso aberto do Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Os autores têm permissão e são incentivados a publicar e distribuir todas as versões do seu trabalho online (ex.: repositórios institucionais ou páginas pessoais). A revista defende e interopera com a via verde do acesso aberto, detendo apenas o direito à primeira publicação.
Política de uso de Inteligência Artificial
Os autores devem declarar qualquer uso de ferramentas de inteligência artificial na redação, tradução, revisão ou análise de dados do trabalho submetido. A responsabilidade sobre os conteúdos gerados por IA é inteiramente dos autores.
Ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT não podem ser identificadas como autores, já que não sendo entidades legais, não podem afirmar a presença ou ausência de conflitos de interesse nem estabelecer acordos de direitos de autor e licenças, conforme pode ser verificado no COPE’s position statement on Authorship and AI tools.
Os(as) autores(as) estão expressamente proibidos de utilizar ferramentas de inteligência artificial generativa (GenAI) para as seguintes finalidades: a) Produzir, modificar ou adulterar dados e resultados de investigações originais; b) Atribuir autoria de artigos à inteligência artificial generativa (GenAI); c) Inserir fontes e referências no artigo com recurso a GenAI.
Condições Éticas
A revista promove os princípios gerais de boas práticas e valores éticos na investigação científica. Consideram-se violações a estes princípios as situações seguintes, indicadas de forma não exaustiva:
- prática de plágio, incluindo auto-plágio;
- apropriação de criações intelectuais de terceiros, sem o devido consentimento legal;
- falsificação e fabricação de resultados científicos;
- distorção e/ou ocultação de resultados por forma a corroborarem uma tese não substanciada de outra forma;
- a apresentação do mesmo trabalho em tentativas de publicação posteriores.
De acordo com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), a revista procura investigar alegações de plágio ou de uso indevido de artigos publicados na revista, e em caso de deteção de alguma má prática, reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicar uma errata ou retificação (correção); retirar o trabalho da revista; levar o assunto a organismos académicos; proibir o autor de publicar na revista, ou tomar medidas legais adequadas.
Política de Gestão de Dados de Investigação
Comprometida com os princípios da Ciência Aberta, a Revista de Ciências da Computação incentiva os autores a disponibilizarem os dados que suportam os resultados apresentados nos artigos em conformidade com os Princípios Fair de forma garantir que possam ser localizáveis, acessíveis interoperáveis e reutilizáveis. A política aplica-se aos dados de investigação necessários para verificar os resultados da investigação relatados nos artigos publicados. Os dados da investigação incluem dados produzidos pelos autores (dados primários) e dados de outras fontes que são analisados pelos autores (dados secundários). Os dados de investigação incluem qualquer material que seja utilizado para produzir os resultados de investigação em formato digital e não digital. Isto inclui dados tabulares, código, imagens, áudio, documentos, vídeo, mapas, dados brutos e/ou processados. Todos os dados subjacentes aos artigos devem ser depositados, antes da submissão para avaliação.
Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos ficheiros a longo prazo, registo de identificadores persistentes e uma estrutura de metadados com informação que garanta o cumprimento dos requisitos definidos pelos Princípios Fair. Em caso de dificuldade de identificação do repositório adequado, recomenda-se, por exemplo, a utilização do portal re3data.org ou FAIRsharing ou um repositório generalista como o Zenodo. Os autores são encorajados a seguir as boas práticas de citação também no que aos conjuntos de dados diz respeito. Os dados depositados devem ser citados na lista de referências e incluir identificadores persistentes (como DOI), conforme as diretrizes do DataCite. Nos casos em que os dados resultem da utilização de um software específico, os autores são incentivados a partilhar o software juntamente com os dados para permitir a sua validação e reutilização. No licenciamento recomenda-se o uso de licenças abertas, como a Creative Commons Atribuição (CC-BY) ou Atribuição-NãoComercial (CC-BY-NC), respeitando as políticas dos repositórios utilizados. A revista não reivindica direitos de autor sobre os dados. A preservação dos dados deverá ser equacionada de acordo com o cumprimento dos requisitos institucionais e dos financiadores. A disponibilização de dados de natureza pessoal deverá ser efetuada em conformidade com os regras definidas no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Declaração de disponibilidade - Todos os artigos devem incluir uma Declaração de disponibilidade de dados, que pode assumir diferentes formas:
- Os dados estão disponíveis em [NOME DO REPOSITÓRIO], [LINK].
- “Os dados não são públicos por [RAZÃO], mas disponíveis mediante solicitação ao autor correspondente.”
- “Não se aplica, pois o estudo não gerou dados.”
Política de Preservação Digital
Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do Repositório Aberto (Universidade Aberta).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Taxas de Publicação (publication charges)
Taxas de Submissão do Artigo: Não
Taxas de Processamento do Artigo: Não
Indexada em:
RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - BSCOhost Online Research Databases
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Latindex - Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
FAIRsharing - FAIRsharing.org: standards, databases, policies
Sherpa Romeo - resource that aggregates publishers and open-access journals
Trabalho licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
(c) 2025 Universidade Aberta