Política Editorial

Ciências da Computação é uma revista científica da Universidade Aberta, com âmbito multidisciplinar, intervindo em áreas como: (i) Arquitetura e Redes de Computadores, (ii) Engenharia de Software, (iii) Sistemas de Informação, (iv) Inteligência Artificial e Interação.

A política editorial é publicar artigos originais e de elevada qualidade, garantindo aos autores uma rápida resposta relativamente aos trabalhos submetidos. Pretende-se ver publicados trabalhos de alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Superior, bem como de Investigadores. Está prevista a publicação de um número por ano.

Processo de Revisão por Pares

Os artigos submetidos serão avaliados, pelo menos, por dois revisores externos, de forma anónima ('single-blind reviewing'), selecionados por especialidade em relação ao conteúdo dos trabalhos em apreciação.

Política de Acesso Livre

Assumindo como objetivo maior ampliar a visibilidade, a circulação e a difusão do conhecimento de forma responsável e sustentável, a política editorial da UAb estabelece um equilíbrio entre o desenvolvimento da atividade de uma editora comercial e os valores relativos à promoção do acesso aberto ao conhecimento. Será permitido aos autores a disponibilização dos documentos editados pela UAb em repositórios institucionais de acesso aberto em condições a definir nos respetivos contratos, sem prejuízo de se poderem disponibilizar os metadados associados daqueles documentos, desde que seja indicado o sítio da editora. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Condições Éticas

A revista promove os princípios gerais de boas práticas e valores éticos na investigação científica. Consideram-se violações a estes princípios as situações seguintes, indicadas de forma não exaustiva:

  • prática de plágio, incluindo auto-plágio;
  • apropriação de criações intelectuais de terceiros, sem o devido consentimento legal;
  • falsificação e fabricação de resultados científicos;
  • distorção e/ou ocultação de resultados por forma a corroborarem uma tese não substanciada de outra forma;
  • a apresentação do mesmo trabalho em tentativas de publicação posteriores.

De acordo com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), a revista procura investigar alegações de plágio ou de uso indevido de artigos publicados na revista, e em caso de deteção de alguma má prática, reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicar uma errata ou retificação (correção); retirar o trabalho da revista; levar o assunto a organismos académicos; proibir o autor de publicar na revista, ou tomar medidas legais adequadas.

Política de Partilha de Dados

Comprometida com os princípios da Ciência Aberta, a Revista de Ciências da Computação incentiva os autores a disponibilizarem os dados que suportam os resultados apresentados nos artigos. Exclui-se a disponibilização de dados que, em qualquer circunstância, comprometam a proteção, a privacidade ou a segurança dos envolvidos na investigação ou qualquer outra questão legal ou ética. O depósito deve ser feito antes ou no momento da submissão do artigo.

Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos ficheiros a longo prazo e registo de identificadores persistentes. Em caso de dificuldade de identificação do repositório adequado, recomenda-se, por exemplo, a utilização do portal re3data.org para encontrar um ajustado às necessidades ou usar um repositório generalista como o Zenodo.

Os autores são encorajados a seguir as boas práticas de citação também no que aos conjuntos de dados diz respeito. Quando aplicável, deve ser fornecida a informação sobre onde se encontram os dados associados ao artigo e sobre as condições em que se pode aceder aos mesmos, recorrendo aos identificadores persistentes, URL e DOI, quando aplicável.

Para assegurar a avaliação do artigo em dupla revisão cega por pares, esta informação não deve constar no documento do artigo, mas deve ser integrada no dossier de submissão à revista, e a informação deve ser referida nos comentários transmitidos ao editor.

Política de Preservação Digital

Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do Repositório Aberto (Universidade Aberta).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Taxas de Publicação (publication charges)
Taxas de Submissão do Artigo: Não
Taxas de Processamento do Artigo: Não

Indexada em:
RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - BSCOhost Online Research Databases
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Latindex - Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

 (c) 2022 Universidade Aberta