Política Editorial
Ciências da Computação é uma revista científica da Universidade Aberta, com âmbito multidisciplinar, intervindo em áreas como: (i) Arquitetura e Redes de Computadores, (ii) Engenharia de Software, (iii) Sistemas de Informação, (iv) Inteligência Artificial e Interação. A política editorial é publicar artigos originais e de elevada qualidade, garantindo aos autores uma rápida resposta relativamente aos trabalhos submetidos. Pretende-se ver publicados trabalhos de alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Superior, bem como de Investigadores. Está prevista a publicação de um número por ano.
Processo de Revisão por Pares
Os artigos submetidos serão avaliados, pelo menos, por dois revisores externos, de forma anónima ('single-blind reviewing'), selecionados por especialidade em relação ao conteúdo dos trabalhos em apreciação.
Política de Acesso Livre
Assumindo como objetivo maior ampliar a visibilidade, a circulação e a difusão do conhecimento de forma responsável e sustentável, a política editorial da UAb estabelece um equilíbrio entre o desenvolvimento da atividade de uma editora comercial e os valores relativos à promoção do acesso aberto ao conhecimento. Será permitido aos autores a disponibilização dos documentos editados pela UAb em repositórios institucionais de acesso aberto em condições a definir nos respetivos contratos, sem prejuízo de se poderem disponibilizar os metadados associados daqueles documentos, desde que seja indicado o sítio da editora. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Condições Éticas
A revista promove os princípios gerais de boas práticas e valores éticos na investigação científica. Consideram-se violações a estes princípios as situações seguintes, indicadas de forma não exaustiva:
- prática de plágio, incluindo auto-plágio;
- apropriação de criações intelectuais de terceiros, sem o devido consentimento legal;
- falsificação e fabricação de resultados científicos;
- distorção e/ou ocultação de resultados por forma a corroborarem uma tese não substanciada de outra forma;
- a apresentação do mesmo trabalho em tentativas de publicação posteriores.
De acordo com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), a revista procura investigar alegações de plágio ou de uso indevido de artigos publicados na revista, e em caso de deteção de alguma má prática, reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicar uma errata ou retificação (correção); retirar o trabalho da revista; levar o assunto a organismos académicos; proibir o autor de publicar na revista, ou tomar medidas legais adequadas.
Política de Partilha de Dados
Comprometida com os princípios da Ciência Aberta, a Revista de Ciências da Computação incentiva os autores a disponibilizarem os dados que suportam os resultados apresentados nos artigos em conformidade com os Princípios Fair de forma garantir que possam ser localizáveis, acessíveis interoperáveis e reutilizáveis. Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos ficheiros a longo prazo, registo de identificadores persistentes e uma estrutura de metadados com informação que garanta o cumprimento dos requisitos definidos pelos Princípios Fair. Em caso de dificuldade de identificação do repositório adequado, recomenda-se, por exemplo, a utilização do portal re3data.org ou FAIRsharing ou um repositório generalista como o Zenodo. Os autores são encorajados a seguir as boas práticas de citação também no que aos conjuntos de dados diz respeito. Quando aplicável, deve ser fornecida a informação sobre onde se encontram os dados associados ao artigo e sobre as condições em que se pode aceder aos mesmos, recorrendo a identificadores persistentes, URL e DOI. Nos casos em que os dados resultem da utilização de um software específico, os autores são incentivados a partilhar o software juntamente com os dados para permitir a sua validação e reutilização. A preservação dos dados deverá ser equacionada de acordo com o cumprimento dos requisitos institucionais e dos financiadores. A disponibilização de dados de natureza pessoal deverá ser efetuada em conformidade com os regras definidas no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Política de Preservação Digital
Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do Repositório Aberto (Universidade Aberta).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Taxas de Publicação (publication charges)
Taxas de Submissão do Artigo: Não
Taxas de Processamento do Artigo: Não
Indexada em:
RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - BSCOhost Online Research Databases
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Latindex - Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
FAIRsharing - FAIRsharing.org: standards, databases, policies
Sherpa Romeo - resource that aggregates publishers and open-access journals
Trabalho licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
(c) 2024 Universidade Aberta