Editorial 10 especial

Acessibilidade

  • Tânia Rocha
Palavras-chave: acessibilidade

Resumo

Na atual Sociedade de Informação, por imperativos pessoais, sociais e políticos e até mesmo por exigência legal, ambicionando eliminar os conceitos de discriminação e de exclusão digitais, considera-se a acessibilidade e usabilidade digitais como uma necessidade básica para todos os utilizadores, evidenciando o desenvolvimento de ambientes e tecnologias que devem ser acessíveis.


No entanto, em termos práticos, grupos específicos de indivíduos ficam excluídos dos benefícios desta nova Sociedade, com acesso condicionado, dado que enfrentam problemas a nível de acessibilidade e usabilidade muitas vezes complicados de superar. Assim sendo, justifica-se a preocupação de acesso universal às tecnologias e serviços disponibilizados, através dos ambientes digitais, como a Internet, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.


Neste contexto e de forma a divulgar e promover a área da Acessibilidade, a Revista de Ciências da Computação (RCC)  da Universidade Aberta, lança este número especial (referente ao ano de 2015) sobre acessibilidade, denominado “Acessibilidade como motor de inclusão”. Agradecemos aos autores, aos membros do conselho editorial responsáveis pelas revisões científicas e aos revisores de língua portuguesa e inglesa.


Para abrir o número especial Acessibilidade, o leitor terá acesso a um artigo sobre como fazer que os ecrãs táteis de dispositivos móveis sejam mais usáveis, usando métricas do modelo SUM. No terceiro artigo é exposta uma perspetiva da acessibilidade Web em Portugal- AcessWeb. O quarto artigo aborda um caso de estudo de um jovem com trissomia 21, na área dos interfaces táteis e portabilidade nas competências funcionais. O quintoartigo foca também a interação tátil, apresentando-se um estudo de acessibilidade e usabilidade com cegos. No sexto e último artigo é apresentado um estudo de acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiria.


Tânia Rocha

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
2018-09-18
Secção
Artigos