Editorial 2

  • Luís Cavique
Palavras-chave: ciências da computação

Resumo

É com enorme satisfação que apresentamos, no início de 2008, o mais recente número da Revista de Ciências da Computação. As nossas primeiras palavras devem ser de agradecimento aos autores, revisores e membros do conselho editorial, bem como a todos aqueles que tornam possível este projecto.

Neste segundo número, oferece-se ao leitor uma diversidade temática que abrange as áreas da Inteligência Artificial, da Optimização, dos Sistemas de Informação e das Arquitecturas de Computadores.
i) Contempla-se a área da Inteligência Artificial e Data Mining com três artigos, o primeiro sobre a modelação computacional baseada em agentes, o segundo descreve uma metodologia para filtrar regras associativas e o terceiro apresenta uma análise de agrupamento incremental aplicado à segmentação de pontos de retalho.
ii) A área da Optimização é coberta por dois artigos distintos, o primeiro sobre a criação de uma escala para medir a dificuldade dos puzzles de sudoku e o segundo apresenta um novo algoritmo para encontrar a constituência mais favorável na análise de dados pela envolvente.
iii) Na área dos Sistemas de Informação, são apresentados também dois artigos, o primeiro discute a necessidade de uma metodologia para a definição estratégica da digitalização do negócio das pequenas e médias empresas e o segundo apresenta uma metodologia para exportação de lições moodle para pacotes scorm.
iv) Encerram o número com o tema das Arquitecturas de Computadores, com um artigo acerca do processamento paralelo aplicado a um problema de engenharia de materiais.

No ano de 2007, os artigos da versão on-line do nº1 da Revista de Ciências da Computação tiveram mais de 1000 visualizações, o que corresponde a cerca de 180 visitas por artigo. A versão em papel, distribuída em Setembro 2007, veio complementar de forma decisiva o interesse do público das ciências da computação pela revista.

Para 2008, pretendemos ser mais céleres na publicação da versão em papel e desde já convidam-se os autores a submeter trabalhos originais em língua portuguesa ou inglesa para o nº 3 da Revista das Ciências da Computação da Universidade Aberta até meados Setembro 2008.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
2018-09-19
Edição
Secção
Artigos