Um Modelo de Valor de Entrega de Informação aplicado ao Governo Eletrónico

  • José Augusto Monteiro Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya) https://orcid.org/0000-0001-8743-3826
  • Maria Bernardo Universidade Aberta (UAb)
  • Tânia Rocha Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Palavras-chave: governo eletrónico, acessibilidade, usabilidade, experiência do utilizador, qualidade

Resumo

Neste artigo apresenta-se um modelo para avaliação da informação entregue através dos sítios Web de governo eletrónico. Através deste modelo propõe-se capturar o contributo do utilizador do governo eletrónico como um ativo para melhorar a qualidade da sua interação com a administração pública através da Web. A concetualização do modelo tem como principais pilares os domínios da acessibilidade, usabilidade, experiência do utilizador e a qualidade. Como resultado mais relevante, apresenta-se um modelo que assenta em três vistas que vão desde a interação entre o utilizador e a administração pública até ao processo de questionamento baseados em atributos do governo eletrónico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

José Augusto Monteiro, Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya)

Professor Adjunto na Escola Superior de Ciência e Tecnologia do Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Licenciado em Informática de Gestão pelo ISPGaya em 2002. Obteve o grau Mestre em Gestão de Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2009. Obteve o grau de Doutor em Ciência e Tecnologia Web pela Universidade Aberta em 2020. Tem como áreas de interesse, os sistemas de informação e o governo eletrónico.

Maria Bernardo, Universidade Aberta (UAb)

Professora Auxiliar da Universidade Aberta (UAb), Doutorada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL). Investigadora no Centro de Investigação de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas da Universidade de Lisboa (CAPP ISCSP-UL). Tem como interesses de investigação: Sistemas de Informação Aplicados à Gestão; Tomada de Decisão; Smart Cities; e-Government.

Tânia Rocha, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e também Investigadora sénior no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - INESC TEC. Licenciada e Mestre em Comunicação e Multimédia (2008 e 2009) e Doutora em Informática pela Universidade de Trás –os-Montes e Alto Douro (2014). Principais interesses de investigação na área da Interação Pessoa Computador, especificamente: acessibildiade Web, usabilidade e User Experience (UX).

Publicado
2020-12-23
Secção
Artigos