Um Modelo de Valor de Entrega de Informação aplicado ao Governo Eletrónico

  • José Augusto Monteiro Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya) https://orcid.org/0000-0001-8743-3826
  • Maria Bernardo Universidade Aberta (UAb)
  • Tânia Rocha Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Palavras-chave: governo eletrónico, acessibilidade, usabilidade, experiência do utilizador, qualidade

Resumo

Neste artigo apresenta-se um modelo para avaliação da informação entregue através dos sítios Web de governo eletrónico. Através deste modelo propõe-se capturar o contributo do utilizador do governo eletrónico como um ativo para melhorar a qualidade da sua interação com a administração pública através da Web. A concetualização do modelo tem como principais pilares os domínios da acessibilidade, usabilidade, experiência do utilizador e a qualidade. Como resultado mais relevante, apresenta-se um modelo que assenta em três vistas que vão desde a interação entre o utilizador e a administração pública até ao processo de questionamento baseados em atributos do governo eletrónico.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biografias Autor

José Augusto Monteiro, Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya)

Professor Adjunto na Escola Superior de Ciência e Tecnologia do Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Licenciado em Informática de Gestão pelo ISPGaya em 2002. Obteve o grau Mestre em Gestão de Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2009. Obteve o grau de Doutor em Ciência e Tecnologia Web pela Universidade Aberta em 2020. Tem como áreas de interesse, os sistemas de informação e o governo eletrónico.

Maria Bernardo, Universidade Aberta (UAb)

Professora Auxiliar da Universidade Aberta (UAb), Doutorada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL). Investigadora no Centro de Investigação de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas da Universidade de Lisboa (CAPP ISCSP-UL). Tem como interesses de investigação: Sistemas de Informação Aplicados à Gestão; Tomada de Decisão; Smart Cities; e-Government.

Tânia Rocha, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e também Investigadora sénior no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - INESC TEC. Licenciada e Mestre em Comunicação e Multimédia (2008 e 2009) e Doutora em Informática pela Universidade de Trás –os-Montes e Alto Douro (2014). Principais interesses de investigação na área da Interação Pessoa Computador, especificamente: acessibildiade Web, usabilidade e User Experience (UX).

Publicado
2020-12-23
Secção
Artigos