IT Service Management: Conceitos e Processos

  • Nuno Batuca
  • Bruno B. Zarpelão
  • João M. L. P. Caldeira
  • Vasco N. G. J. Soares
Palavras-chave: valor do negócio, gestão de processo de negócio, Information Technology Service Management (ITSM), Information Technology Infrastructure Library (ITIL)

Resumo

Num mundo cada vez mais tecnológico, a alta disponibilidade dos sistemas é cada vez mais exigente aos serviços de Tecnologias de Informação (TI). O Information Technology Service Management (ITSM) pode ter um papel fundamental na gestão de TI, auxiliando clientes e parceiros para que o serviço prestado apresente a melhor relação custo/benefício, e diminuindo o tempo de inatividade e as interrupções dos serviços. Procura-se potenciar o valor do negócio. Neste contexto, o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) aparece como uma framework que tem como objetivo auxiliar e facilitar a definição do negócio e a implementação da gestão de ITSM. Este artigo centra-se na análise e discussão dos conceitos inerentes aos processos de TI, auxiliando quem está a dar os primeiros passos nesta área. Ao longo do documento serão descritas as fases que compõem o ITSM e o ITIL, sob a forma de um guia orientador.

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Publicado
2023-12-18
Secção
Artigos