Determinação de Padrões de Desistência em Ginásios

  • Paulo Pinheiro Licenciado em Informática, Univ. Aberta
  • Luís Cavique Univ. Aberta
Palavras-chave: retenção, data mining, marketing, fitness

Resumo

O problema da retenção e das causas que levam à desistência da frequência do ginásio é uma questão que os ginásios e academias de fitness tentam há muito entender e consequentemente evitar. Tendo em atenção que a indústria do Fitness tem apostado na instalação massificada de sistemas avançados de Customer Relationship Management (CRM) existem atualmente bases de dados com dados históricos de grande valia. Este projeto tem por objetivo aplicar técnicas de classificação a estas bases de dados de forma a encontrar um método adequado para determinar padrões que permitam prever quais os utentes que irão abandonar ou cancelar a sua inscrição num período próximo, atendendo ao padrão do perfil de comportamento dos utentes que desistiram nos últimos meses, e criar uma ferramenta que forneça informação que permita aos gestores desses ginásios tomar medidas que permitam prolongar a duração da frequência dos utentes.

Publicado
2018-03-27
Secção
Artigos