Análise de Agrupamento Incremental – Segmentação de Pontos de Retalho

  • Neuza Brito de Jesus EDP Comercial
  • Margarida G.M.S Cardoso Dep. Métodos Quantitativos, ISCTE
Palavras-chave: Data Mining, Agrupamento, Segmentação, Retalho

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
2018-04-02
Edição
Secção
Artigos