Interfaces Tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21

  • Sofia Reis Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Paulo Jorge Moreira Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Ana Margarida Pisco Almeida Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Dispositivos móveis de interface táctil, iPad®, mobile learning, Trissomia 21

Resumo

O presente artigo especifica o processo de conceção, prototipagem e validação de uma aplicação mobile, destinada a apoiar jovens com Trissomia 21 em atividades funcionais do seu quotidiano. Para o estudo de caso aqui descrito foi simulado o cenário de uma ida ao supermercado, com recurso a um dispositivo móvel de interface táctil (iPad®). Para o processo de validação do protótipo foram implementadas três sessões, as quais decorreram num período de duas semanas, instanciadas em momentos de Pré-evento; Evento em curso e Pós-evento. As sessões foram registadas em vídeo para posterior análise de conteúdo, sendo instrumentadas através de técnicas de recolha de dados sustentadas num paradigma qualitativo. Os resultados obtidos permitiram validar um modelo formal de estruturação das atividades de acordo com a hierarquia “cenário/evento/tarefa”. Do mesmo modo, a instanciação dos momentos permitiu testar a contextualização das tarefas com atividades prévias e posteriores a cada evento, revelando-se esta estratégia de aprendizagem importante, no contexto das Necessidades Educativas Especiais (NEE).

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Publicado
2018-04-05
Secção
Artigos