Acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiria.

  • Norberto Sousa Centro de Investigação iACT, IPLeiria, Portugal
  • Vitor Rodrigues Centro de Investigação iACT, IPLeiria, Portugal
  • Cláudio Esperança Centro de Investigação iACT, IPLeiria, Portugal
  • Manuela Francisco Centro de investigação TransMedia Portugal
Palavras-chave: eLearning, webconferência, acessibilidade, leitor de ecrã

Resumo

No âmbito dos testes de acessibilidade à plataforma de eLearning (Moodle 2.7) do IPLeiria, onde foi integrada a plataforma de webconferência BigBlueButton v 0.81, realizou-se uma sessão de teste, com leitores de ecrã, com o objetivo de avaliar a acessibilidade do interface e das funcionalidades disponíveis para a audiência e para o apresentador. Foram também realizados testes de acessibilidade ao serviço Colibri 2.0 (plataforma de gestão de reuniões e Adobe Connect), uma vez que este serviço é disponibilizado, de forma gratuita, pela FCT/FCCN, às instituições de ensino superior portuguesas. Foram tidos como critérios de seleção da ferramenta a sua integração com a plataforma Moodle, as funcionalidades de partilha de documentos, ecrã e a gravação das sessões, assim como a acessibilidade a diferentes perfis de utilizador e a diferentes tecnologias. Foram realizados testes de perícia na validação da acessibilidade das plataformas, nomeadamente a navegação por teclado e com leitor de ecrã. Verificou-se que a plataforma BigBlueButton integrada no Moodle do IPLeiria é mais amigável para os leitores de ecrã.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
2018-04-05
Secção
Artigos