Avaliação de Clusters de Titulares de Cartão de Crédito

  • Maria Cristina M. S. G. Martins Habber Tec Portugal, Business & Intelligence Consulting
  • Margarida G. M. S. Cardoso Department of Quantitative Methods. ISCTE Business School
Palavras-chave: análise de agrupamento, avaliação de agrupamentos, estabilidade interna

Resumo

Este trabalho centra-se na avaliação de um agrupamento de clientes de cartões de crédito de uma instituição financeira portuguesa, mediante um processo de validação cruzada, transpondo um procedimento comum no âmbito da aprendizagem supervisionada para a análise de agrupamento (uma metodologia de aprendizagem não supervisionada). Este procedimento de validação cruzada que é proposto é, ainda, trabalhado de modo a adequar-se às condições da amostra de dados usada – conjunto de dados de grande dimensão e utilização de variáveis mistas (numéricas e categoriais). Esta metodologia permite não só a avaliação da solução de agrupamento, mas também ajuda à caracterização dos grupos obtidos. Para além disso, fornece regras de classificação para novos clientes de cartões de crédito. Face aos resultados obtidos, a estabilidade interna é verificada para uma solução constituída por cinco grupos de clientes. Finalmente, são obtidos os perfis dos grupos constituídos sendo, ainda, apontadas possíveis estratégias, no contexto de negócio, a estudar para cada um deles.

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Publicado
2018-04-05
Edição
Secção
Artigos